• Instagram Social Icon

Capitu Oatmeal Stout

Uma cerveja preta, com personalidade forte:

Intensa delicadeza e muitos detalhes a revelar...

 

Para essa receita, a Capitu recriou um tipo de malte tradicionalmente usado nesse estilo de cerveja inglesa mas que, no século 19 se tornou raridade. As maltarias deixaram de preduzi-lo, trocando-o por uma mistura de maltes ligeiramente mais claros que levaram a outros sabores.

Capitu Oatmeal Stout 2012

English Oatmeal Stout  - Campeonato Paulista da Acerva 2012

 

O estilo selecionado para o evento fora o estilo inglês que leva aveia em sua receita. Os participantes tiveram de apresentar uma cerveja dentro da família das stouts: cerveja escura produzida a partir da cevada torrada preta, com presença de aveia, que lhe empresta suave toque de seda.
 
Criamos o nosso malte brown (80 Lovbonds), elaborado em nossa maltadeira caseira que construímos para poder dar asas ao nosso anseio por pesquisar e descobrir novos maltes, novos sabores.

 

(leia mais sobre essa fantástica máquina de maltear !)

 

 


Trata-se de um malte de um caramelo acentuado, próximo dos maltes tostados escuros. O segredo está em tirá-lo do forno antes que apareçam os aromas e característicos dos mais intensamente torrados, mais chegados a chocolate e café. A tostagem é feita o suficiente para produzir aromas e sabores que lembram o cookie, o caramelo fortemente tostado, sabores aveludados mais intensos, de avelã, castanhas e pão, sem a adstringência geralmente associada a maltes mais escuros.
 
É uma receita equilibrada, com arrojo na sua lupulagem que, mesmo tênue, continua aparente no produto acabado, com sabor e ligeiro aroma de lúpulos ingleses.
 
A competição foi equilibrada, com a presença de cervejas de alta qualidade na mesa final de degustação dos jurados. A diferença ficou nas sutilezas, na forma de arranjar o conjunto sabor + lupulagem. Acreditamos que a receita é excelente, revela equilíbrio, complexidade e boa presença de elementos sensoriais. Uma cerveja escura, com pegada de sabor, leve, refrescante e aveludada.
 
Um lote de 500 litros dessa Oatmeal Stout foi feito na Cervejaria Nacional, por ocasião da festa da premiação. Foi, então, servida a partir do barril, com carbonatação ligeiramente complementada com nitrogênio. Muito creme, muito sabor.
 
Muito em breve, teremos o prazer de novamente produzir essa cerveja, e disponibilizar a tantas pessoas que não puderam experimentá-la.
 
Alea vupt yeast. Outubro de 2014.